Planetário

Inaugurado em 10 de Março de 2015, o Planetário Digital Mauro Souza Lima é o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica e conta com tecnologia digital onde aulas de astronomia, biologia, meio ambiente, entre outras ciências, podem fazer parte dos conteúdos abordados pelos professores. Possui um sistema que permite a observação de mais de 100 mil estrelas, constelações, planetas, cometas, nebulosas e a observação de fenômenos astronômicos como eclipses e chuvas de meteoros. Localizado no Parque Euclides Dourado, o espaço tem capacidade para 40 pessoas, com poltronas confortáveis e reclináveis e duas vagas para cadeirantes. O planetário tem como objetivo oferecer aos estudantes da rede municipal de ensino um espaço de imersão total, buscando promover de forma lúdica uma complementação para o ensino de ciências. O acesso ao espaço é prioritário aos estudantes da rede municipal, mas estudantes da rede estadual, particular e universidades também podem usufruir do espaço por meio de agendamento. O público geral tem a oportunidade de visitar nas tardes do sábado e domingo. 
Os agendamentos podem ser realizados na Secretaria de Turismo e Cultura de Garanhuns, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti (Praça Mestre Dominguinhos).
Agendamentos: (87) 3762-7063. As visitas são gratuitas e acontecem de segunda à sexta, em horário agendado, e de quinta à sábado, abertas ao público, das 15h às 17h.

O atendimento é feito de segunda a sexta mediante agendamento em horários pré-definidos.

Instituições de ensino Segunda à Quinta (Escolas da rede municipal, estadual e particular) Sessões: 08:30 | 10:00 | 14:00 | 15:30

Terças e Quintas (Escolas da rede municipal, estadual e particular) Sessões: 19:00

Quarta-feira (Universidades) Sessões: 19:00

Demais instituições Sexta-feira Sessões: 08:30 | 10:00 | 14:00 | 15:30 | 19:00

Os agendamentos são feitos junto a Secretaria Municipal de Educação e Esportes de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, pessoalmente ou pelo telefone: (087) 3762-7060 (Walmira)

O atendimento ao público geral é feito sem a necessidade de agendamento aos finais de semana e segue a programação semanal.

Sábado (público geral - não agendado) Sessões: 15:00 | 16:30

IMG_9080_0002_IMG_0308 IMG_9080_0009_IMG_0083 IMG_9080_0003_IMG_0303 IMG_9080_0008_IMG_0089 IMG_9080_0007_IMG_0090 IMG_9080_0001_IMG_0401 IMG_9080_0000_IMG_0409 IMG_9080_0006_IMG_0092 IMG_9080_0005_IMG_0100 IMG_9080_0004_IMG_0101

Durante as sessões algumas normas devem ser respeitadas:

- Não é permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, tais como: smartphones, câmeras fotográficas e similares durante as sessões;

- Não é permitido entrar com alimentos para serem consumidos no espaço interno do planetário;

- Após a entrada de cada grupo a porta será aberta somente ao término da sessão;

- As sessões somente acontecerão com o mínimo 20 pessoas e o máximo 40 pessoas. (espaço interno conta com 02 vagas para cadeirantes por sessão);

- A temperatura interna da cúpula é 17°C. Portanto, é recomendado que o visitante traga agasalho. 

As sessões disponíveis na visita abordam temas que vão da astronomia a biologia, explorando fenômenos astronômicos ou os sentidos do corpo humano. Há ainda a possibilidade de uma sessão especial abordando um tema específico relacionado a astronomia e que deverá ser verificada a disponibilidade junto à equipe do planetário.

O tempo médio de uma sessão é de 30 minutos e será composta sempre por uma apresentação elaborada pelo Planetarista e um filme escolhido pelo responsável pelo agendamento.

Abaixo, pode-se observar a sinopse dos filmes disponíveis.

A Água e a Mata

Duração: 16 min Idioma: Português Público: Infantil e Fundamental I

Uma conversa especial com Dio, uma planta carnívora, que apresenta a extensão territorial, bacia hidrográfica, clima, fauna, flora e população indígena da floresta amazônica de uma maneira muito divertida. Além disso, o filme traz detalhes sobre o ciclo hidrológico, os males do desmatamento, as medidas que estão sendo tomadas para reduzi-los, as consequências do efeito estufa e dicas de preservação. Uma excelente aula de conscientização ambiental.

Filhos do Sol

Duração: 23 min Idioma: Português Público: Fundamental II e Médio

Um passeio pelo Sistema Solar enfatizando a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol. Seguindo a ordem Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, e planeta anão Plutão, o filme apresenta as particularidades de cada planeta: dimensões, condições atmosféricas e seus satélites naturais, além das origens de seus nomes baseadas nas mitologias grega e romana. A apresentação resulta num tour privilegiado pelo Sistema Solar.

Um Banquete para os Sentidos

Duração: 15 min Idioma: Português Público: Fundamental II e Médio

O que são os nossos sentidos explicados pelo ponto de vista científico?

Como é formado nosso cérebro, a nossa percepção de tudo ao redor? Por que nos emocionamos ao ouvir uma música ou sentir uma fragrância? Por que sentimos dores pelos mesmos motivos mas em intensidades tão diferentes? Esta é uma viagem pelo corpo humano, uma máquina de captar e interpretar estímulos. Um banquete para os sentidos! Este filme apresenta o funcionamento dos sistemas responsáveis pelos sentidos do corpo humano. Seu conteúdo contempla uma introdução sobre os sentidos, estímulos, receptores, e sua conexão com nosso cérebro.

Palco Celeste

Duração: 25 min Idioma: Português Público: Fundamental II e Médio

Um estudo do céu e sua influência na atmosfera terrestre, capaz de refletir luzes e cores geradas por vários fenômenos, como o excesso de luzes das cidades, que pode inibir a visão das estrelas, e o pôr do sol que se origina das luzes refletidas na atmosfera. Um alerta de como a poluição prejudica a observação dos fenômenos celestes e como influência no efeito estufa, com seus efeitos extremamente danosos aos humanos. O filme segue apresentando fenômenos históricos que marcaram a astronomia: as chuvas de meteoro, o espetáculo da aurora boreal e a passagem do cometa Halley na sua expansão pela Terra que só acontece a cada 76 anos. Também há alusão aos fenômenos considerados Óvnis e por último uma bela visão da lua e da terra como planetas irmãos.